Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2018

Pedagogia da Autonomia: Paulo Freire

Ensinar é uma especificidade humana. Grupo: Bruno Batista, Anastácia, Gabriel, Claudiane, Joandeson, Adriano, Edílson.  A professora propôs que os alunos montasse um mapa mental de acordo com os temas passados. ficamos com o tema "ensinar é uma especificidade humana", onde separamos algumas palavras chaves para poder criar o mapa, e assim, apresentar para a classe.   E o que é pedagogia da autonomia? "É a última obra de Paulo Freire, publicada em vida. Apresenta propostas de práticas pedagógicas necessárias à educação como forma de construir a autonomia dos educandos, valorizando e respeitando sua cultura e seu acervo de conhecimentos empíricos junto à sua individualidade. É uma reunião de experiências transformadas em pensamentos que buscam a integração do ser humano e a investigação de novos métodos, valorizando a curiosidade dos educandos e educadores, condenando a rigidez ética que se volta aos interesses capitalistas e neoliberais, que deixam à margem do process

Boaventura de Souza Santos

Imagem
  Em sala de aula a professora Andrea dividiu a sala em grupo para que cada grupo respondesse determinadas perguntas dirigidas a Boaventura. E depois de cada grupo dialogasse e discutisse sobre as perguntas, iriam expor para a classe um pouco sobre o que foi aprendido.    Ficamos com a seguinte pergunta:  "Quais são, em sua opinião, os aspectos comuns e  divergentes mais salientes entre o ideal da Universidade pública, iluminada pelas ideologias socialistas do século passado, e as universidades comunitárias interculturais/indígenas recentemente fundadas na América Latina?"   Em resposta a BSS ele diz:  "Em comum, ideologias européias da Universidade pública, iluminada pelas ideologias  do século passado,e as universidades comunitárias interculturais/indígenas, partilham o esforço pela democratização do conhecimento e pela produção de conhecimentos que respondam diretamente às necessidades e culturas das classes populares". 

Pavimentação

Imagem
Até entrar na UFSB eu não sabia o que era pavimentação, após as aulas do prof Joel aprendi muito mais além do que era pavimentação e hoje quando ando pelas ruas automaticamente identifico uma quando vejo uma. Aprendi que podemos aprender matemática de uma forma divertida, criativa e atravez da arte, assim, desmistificando o Velho mito de que matemática é um monstro de sete cabeças. Abaixo segue algumas fotos das pavimentações que fizemos em sala de aula.

Terra e Água: Transmissão de boas lembranças

Imagem
  Alguns lugares nos faz lembrar de coisas boas, lembrar de onde viemos e pode representar toda a ossa trajetória até onde chegamos. O professor Fábio Nieto pediu para que a gente água e terra e terra que nos transmitiam e nos lembrasse momentos bons. Por morar longe não pude ir até a minha cidade ,mas a terra que eu levei representou o quintal da minha avó, lugar onde eu e meus primos passamos nossa infância brincando, e a água representou os finais de ano que eu e a minha família vamos a praia. A praia me lembra paz, tranquilidade, conforto e meditação, sempre que estou na praia esqueço dos meus problemas e relaxo o máximo que posso, e me sinto com uma sensação de alma lavada, livre das más energias.

Texto: Areia Ancestral

O artigo traz uma crítica a falta de ética no ensino em relação a construção sociohistórica, cultural e política sobre a influência basal africana e indígena em relação a diversos saberes encobertos e atribuídos a uma minoria elitizada. Felizmente tive a oportunidade de ter um discreto contato com essa verdade sobre diversos aspectos em minha formação, me sentir privilegiado em relação a vários de meus colegas, dos quais tive uma breve discussão sobre o tema e curiosamente com todos dos quais conversei e não tiveram acesso a essas informações coincidentemente tinham uma realidade diferente da minha, estudando em colégios públicos. Não tenho informação que os colégios particulares também tiveram o mesmo comportamento ético, não foi possível fazer um estudo comparativo com outros estudantes. Apesar desse contato com tais informações anteriormente, não fui surpreendido tanto quanto meus colegas, porém é impossível negar a riqueza específica dos fatos, o detalhamento sobre a tradição Afr

Uma visão de Anísio Teixeira para o futuro

Imagem
  A história de Anísio Teixeira, e todo seu movimento para a concretização das suas idéias, constitui um verdadeiro exemplo para a humanidade e para os educadores. Praticava a reflexão, pela ação, constituindo na prática, toda uma filosófia que deixou profundas marcas e grandes contribuições para a civilização, em todos os postos ocupados na área de educação. "Na sua proposta de reforma universitária, Anísio (TEIXEIRA, 1998, p. 155-6) demonstra uma clara intenção de introduzir maior eficiência e competência na função pedagógica do ciclo de pré-graduação (equivalente ao BI da nossa Universidade Nova) e destaca a finalidade vocacional desse nível de formação: Toda essa reforma visaria atender a problemas reais da nossa conjuntura universitária, conduzindo a melhor divisão de trabalho entre as diferentes categorias do professor, no sentido de sua competência e da direção do seu espírito, e a melhor divisão também dos estudantes, oferecendo-lhes no curso básico, ou melhor, no curso

Universidade, finalidade e função

Em uma bela tarde de aula tivemos um debate em sala em que foram discutido os seguintes tópicos: Introdução: ( pré -) conceitos e expectativas com o ensino superior na atualidade O estado atual da educação superior brasileira Universidades, rankings, privatização e globalização A UFSB e seu modelo de Universidade Nova.  E no mesmo dia foram mostradas também a quantidade de vagas ofertadas em cada universidade ditas em sala, a diferença de faculdade e universidade, e também foi mostrado e debatido o modelo de ensino da UFSB.

Texto: Traçados Bora

Um pequeno texto de como a matemática vive e caminha em todoo  nosso dia-a-dia. É impressionante como a matemática está presente em nosso cotidiano. tudo o que vemos é matemática, tudo que criamos é matemática. como por exemplo os prédios que estão sempre presentes no nosso dia-a-dia, cada prédio criado a matemática está envolvida. Ou uma ida ao supermercado, quando vamos ao supermercado logo o que vamos comprar, quanto irá custar, quanto eu tenho e quanto eu irei receber de troco, ou seja, usamos valores numéricos. Ela também esta onde menos imaginamos, nos horários por exemplo. Quantas vezes saímos de casa atrasados e então fazemos um simples calculo na cabeça de quantos minutos temos para chegar ao destino.  Nota-se que o estudo da matemática esta em nosso dia-a-dia , que sempre estamos aprendendo e colocando em prática fora da escola. O texto Traçados Bora de Rogério Ferreira serviu para refletirmos sobre como a matemática esta frequente em nosso cotidiano.